A Física é uma disciplina que, embora exista para explicar fenômenos que ocorrem ao nosso redor, na maioria das vezes não é compreendida pelos alunos da Educação Básica. Isso ocorre devido a abordagem puramente matemática dada pelos professores. Os fenômenos estudados aparentam estar distantes do cotidiano dos alunos. Nesse sentido, a construção de um saber colaborativo e que ultrapasse as instâncias sistematizadas da sala de aula é essencial para uma aprendizagem significativa. A teoria social da aprendizagem de Wenger traz a abordagem de uma aprendizagem ligada diretamente ao contexto de ação, a qual se configura como um aspecto da prática social. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo de estudo analisar as contribuições da utilização dos quadrinhos no ensino e aprendizagem da disciplina de Física, com o interesse de relacionar com a Teoria social da aprendizagem de Wenger com o ensino de Física, possibilitando uma aproximação entre os conceitos estudados e as práticas diárias do indivíduo, através da produção do gênero textual tirinhas com temáticas sobre as Leis de Newton. Esta pesquisa é de cunho qualitativa, cuja abordagem metodológica tem como características fundamentais a ênfase na subjetividade e na complexidade dos fenômenos estudados. Por meio dos métodos como entrevistas em profundidade, grupos focais e observação participante, os pesquisadores buscam compreender as perspectivas, significados experiências dos participantes, permitindo uma análise mais rica e contextualizada dos temas investigados. Nosso material foi de grande valia para que os alunos adquirissem um melhor aprendizado a respeito das leis de Newton, e isso ficou evidente através dos resultados mencionados nessa pesquisa. Além disso este trabalho serve de contribuição para o ensino de Física, tornando disponível um recurso didático interativo, lúdico e que aborda um conteúdo de importância no cotidiano das pessoas e que por vezes é de difícil entendimento.