Esta dissertação visa explorar o desenvolvimento e aplicação de um recurso didático direcionado aos docentes do segundo ano do Ensino Médio, sendo um Jogo de Tabuleiro, denominado FisMax: Uma Jornada Inclusiva pela Óptica Geométrica”, com foco em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo tem como objetivo investigar as potencialidades do Jogo, alinhado à teoria sociocultural de Vygotsky e às habilidades socioemocionais defendidas pela BNCC, como uma ferramenta mediadora no processo de ensino e aprendizagem da Óptica Geométrica para alunos do Ensino Médio com (TEA). O foco reside na busca por uma aprendizagem adaptada, acessível e envolvente, promovendo a inclusão e superando desafios acadêmicos. Para atingir esses objetivos, a pesquisa se propõe a identificar as necessidades específicas de aprendizagem de alunos com TEA, com ênfase na Física da Óptica Geométrica, bem como, a compreender os termos e conceitos científicos que podem representar obstáculos para esse público. Além disso, desenvolverá um Jogo de Tabuleiro adaptado para mediar a aprendizagem da Óptica Geométrica e analisará as contribuições dessa ferramenta como mediadora na educação de alunos com TEA nesse contexto específico. A pesquisa busca, assim, aliar a teoria sociocultural à prática pedagógica, com enfoque na inclusão e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, com base nos procedimentos metodológicos de uma pesquisa qualitativa.