Banca de DEFESA: MARCOS PATRICIO MARTINS DA SILVA

DISCENTE: MARCOS PATRICIO MARTINS DA SILVA
DATA: 19/08/2024
LOCAL: Auditório do Departamento de Física da UFPI (CCN)
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ÓPTICA: APLICAÇÃO DA TEORIA SOCIAL DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: ensino de física; educação de jovens e adultos; sequência didática; comunidade de prática; teoria social da aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Este estudo tem como tema o desenvolvimento e a aplicação de uma Sequência Didática (SD) para o Ensino Óptica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em consonância com a Teoria Social da Aprendizagem, de Étienne Wenger. A aplicação desta SD deu-se no Centro de Educação Profissional Professor Ruy Leite Berger Filho, pertencente à Secretaria de Educação do Estado do Piauí. Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram os alunos da EJA, etapa VII do turno da noite. Esta SD utilizou experimentos de baixo custo, simuladores do tipo PhET e GeoGebra, aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, questionários criados e enviados através do Google Forms, vídeos educativos do YouTube e oficinas de aprendizagem. A SD levou em conta o perfil típico dos alunos da EJA: estudantes que possuem uma certa experiência de vida e que normalmente trabalham. Por isso, a abordagem utilizada priorizou a construção dos conceitos da Óptica em conjunto com os alunos, valorizando as suas experiências individuais e o relacionamento da turma através da troca de experiências. Durante a aplicação da SD, observou-se o bom engajamento dos alunos nas atividades propostas. O ambiente de relacionamento de grupo criado favoreceu a livre participação dos alunos em levantar e responder os questionamentos. A utilização de simuladores para explicar os fenômenos ópticos foi bem aceita pelos estudantes. A observação do Eclipse Solar Anular de 14/10/2023, realizada de forma individual em ambiente não escolar e compartilhada por eles através do grupo de mensagens instantâneas, contribuiu para a consolidação da Comunidade de Prática (CP) em ambiente virtual. As oficinas de aprendizagem propostas ao final da SD, com a construção dos dois dispositivos, “O Disco de Newton” e “A Câmara Escura”, foram decisivas para demonstrar a eficácia da aprendizagem de grupo através da formação da CP. Foi para auxiliar os professores dessa modalidade que esta SD foi idealizada, mas nada impede que ela possa ser utilizada no ensino regular, desde que o professor realize as adaptações que julgar necessárias.

Interno - 2065436 - ALEXANDRE DE CASTRO MACIEL
Interno - 354.206.503-04 - EDINA MARIA DE SOUSA LUZ - UESPI
Externo à Instituição - JOÃO EDUARDO FERNANDES RAMOS - UFPE
Externo à Instituição - MESSIAS VILBERT DE SOUZA SANTOS - UFRN