Banca de DEFESA: ANA GABRIELA NUNES PORTELA

DISCENTE: ANA GABRIELA NUNES PORTELA
DATA: 15/08/2024
LOCAL: Auditório do Departamento de Física da UFPI (CCN)
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO ASTRONOMIA NO 4° ANO: UM OLHAR SOBRE FENÔMENOS CÍCLICOS, FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA DE MOREIRA
PALAVRAS-CHAVES: Teoria da aprendizagem significativa crítica; ensino em astronomia; sequência didática.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

O Ensino de Astronomia nos anos iniciais tem sido significativamente relevante a ser desenvolvido em pesquisas após a inclusão da temática nos anos iniciais pela Base Nacional Comum Curricular, que espalhou os eixos temáticos como “Terra e Universo” do 2°ano ao 9° ano do Ensino Fundamental, um diferencial em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, que mantinha esse eixo exclusivamente para o terceiro e quarto ciclo, ou seja do 6 ao 9°ano do Ensino Fundamental II, com essa implementação tivemos a necessidade de ensinar Astronomia no Ensino Fundamental I em que fontes confiáveis são de difícil acesso e realizar uma transposição didática compreensível tem os seus desafios, ainda mais quando nos referimos a alunos de 8 a 9 anos. Dessa forma, foi elaborado , validado e aplicada uma sequência didática sobre fenômenos cíclicos pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) , de Moreira, em aulas de ciências do 4º ano do Ensino Fundamental I, com propósito de responder o seguinte questionamento: Quais as possibilidades de uma Sequência Didática, enquanto metodologia de ensino, fundamentada em aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, contribuir para o ensino em Astronomia a alunos do 4°ano do Ensino Fundamental, no ensino de fenômenos cíclicos, de acordo com a habilidade (EF04CI11)? Assim para esta pesquisa, o principal objetivo foi elaborar, validar, aplicar e avaliar uma Sequência Didática para o Ensino em Astronomia em uma turma de 4°ano do Ensino Fundamental, embasada em elementos da TASC, no ensino de fenômenos cíclicos, de acordo com a habilidade (EF04CI11). Para tanto apoiado na metodologia abordagem qualitativa do tipo translacional, analisamos questões respondidas pelos alunos sobre fenômenos cíclicos, segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Na análise dos resultados foi possível perceber que os alunos apresentavam alguma noção de exemplos de fenômenos naturais. Apresentaram dificuldades em classificar um fenômeno natural em cíclico ou não e em justificar o porquê de o fenômeno ser classificado assim. Na atividade gamificada n°1, como foi uma atividade de retomada ao analisarmos percebemos que os alunos apresentaram um diferencial no conhecimento astronômico cientifico se comparado ao início da Sequência Didática. Assim sendo a proposta de ensino aplicada ofereceu um estímulo para um possível diferencial no conhecimento astronômico cientifico, além de atrair os alunos com atividades diferenciadas e simples.

Presidente - 1785903 - BONIEK VENCESLAU DA CRUZ SILVA
Externo à Instituição - GISLAYLLSON DIAS DOS SANTOS SOUZA - IFPA
Interno - 685.302.853-87 - JANETE BATISTA DE BRITO - UESPI
Interno - 1807361 - MICAIAS ANDRADE RODRIGUES