Banca de DEFESA: CÉLIO ROBERTO SANTOS PENHA ROSA

DISCENTE: CÉLIO ROBERTO SANTOS PENHA ROSA
DATA: 19/07/2024
LOCAL: Auditório do Departamento de Física da UFPI (CCN)
TÍTULO: EXPERIMENTAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ÓPTICA GEOMÉTRICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física; Optica geométrica; Metodologia
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
ESPECIALIDADE: Metrologia, Técnicas Gerais de Laboratório, Sistema de Instrumentação

Para muitos estudantes do ensino médio a Física é considerada difícil, e quando trabalhada sem contexto torna-se mais complicado a compreensão e perde-se o brilho da física. Assim sendo, esse trabalho desenvolveu a construção de uma sequência didática com o intuito de auxiliar os professores diante do ensino-aprendizagem dos estudantes da 2ª série do ensino médio frente ao estudo da óptica geométrica, leis da reflexão e refração e dispersão da luz, de maneira que os estudantes participem ativamente do processo de construção de seu conhecimento. Esta trabalho descrita aqui baseia-se nos princípios da Aprendizagem Significativa de Marco Antônio Moreira e David Ausubel. A pesquisa abrangeu a aplicação de uma sequência didática na sala da 2ª série CHL, no Centro Educa Mais Amaral Raposo em Grajaú-Ma. Com a aplicação de experimentos utilizando o kit didático Aventuras na ciência – aventuras com raios de luz, e também utilizando a gamificação através dos jogos da trilha geométrica e óptica máster. As avaliações foram realizadas de forma continua e durante todo o processo de cumprimento da sequência didática, de forma exitosa em sua aplicação, analisando os resultados apresentados na avaliação diagnostica, nos resultados obtidos das atividades experimentais como também na participação nos jogos didáticos e por fim nos resultados obtidos na atividade pós-teste.

Externo à Instituição - ANTONIO DE MACEDO FILHO - UESPI
Interno - 354.206.503-04 - EDINA MARIA DE SOUSA LUZ - UESPI
Presidente - 685.302.853-87 - JANETE BATISTA DE BRITO - UESPI
Interno - 1807361 - MICAIAS ANDRADE RODRIGUES