Notícias

Banca de DEFESA: RODRIGO TEIXEIRA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO TEIXEIRA GOMES
DATA: 15/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Física da UFPI (CCN)
TÍTULO: PROPOSTA DE ENSINO DOS CONCEITOS DE CORRENTE ELÉTRICA, RESISTÊNCIA ELÉTRICA E TENSÃO ATRAVÉS DA ANÁLISE INVESTIGATIVA DE EXPERIMENTOS
PALAVRAS-CHAVES: eletrodinâmica; ensino médio; análise investigativa.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

Tendo como base pressupostos da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, o presente trabalho consiste na análise investigativa acerca de conceitos primordiais, como, tensão, resistência e corrente elétrica, utilizando experimentos voltados ao estudo de eletrodinâmica, onde os alunos deverão, através da manipulação desses experimentos e sem a ajuda do professor,
elaborar hipóteses e conclusões acerca do que foi observado, além de compartilhar essas conclusões para os colegas de turma. Com base naquilo que será produzido pelos alunos, uma análise será feita onde o objetivo principal da pesquisa é um comparativo do impacto do ensino de eletrodinâmica por meio da utilização desses experimentos em relação ao ensino sem os mesmos, de modo
a se fazer um comparativo de como atividades experimentais podem impactar na sala de aula para o processo de ensino aprendizagem. O trabalho foi aplicado para alunos de duas turmas de terceiro ano do ensino médio na escola pública Centro de Ensino Mestre Tibério, que fica localizada na cidade de Parnarama no estado do Maranhão, sendo dessa forma, propostos 5 encontros, totalizando 5 horas-aula, onde os alunos foram inicialmente submetidos a uma atividade de conhecimentos prévios, contabilizando 1 hora-aula. Após essa atividade, foi proposto mais 3 horas-aula utilizando-se de experimentos em eletrodinâmica e finalmente mais 1 hora-aula para a realização de uma atividade pós aula experimental. A verificação dos dados obtidos foi baseada em uma análise qualitativa e quantitativa, onde não apenas respostas corretas ou erradas foram consideradas, mas também quesitos como, interesse, motivação e feedbacks acerca das observações realizadas pelos alunos, durante todo o processo. Os resultados da pesquisa, através do que pôde ser observado durante a aplicação, revelam que práticas experimentais alinhadas às aulas expositivas, podem se tornar uma excelente ferramenta de motivação e melhoria do processo de ensino-aprendizagem, já que, além do aumento nos índices de acertos das respostas fornecidas pelos alunos aos questionários, observou-se também maior
interesse e curiosidade em aprender aquilo que estava sendo observado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2100287 - ALEXANDRE JOSE MEDEIROS DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1689597 - ANDRE ALVES LINO
Interno - 1519238 - CELIO AECIO MEDEIROS BORGES
Presidente - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
Interno - 1807361 - MICAIAS ANDRADE RODRIGUES

Notícia cadastrada em: 15/07/2024 16:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 22/07/2024 19:18