Este trabalho foi desenvolvido na escola Militar Tiradentes IV, município de Caxias, Estado do Maranhão. Os alunos participantes da pesquisa cursavam o segundo ciclo do Ensino Fundamental, no nono ano. Tivemos por objetivo investigar a aprendizagem das Leis de Isaac Newton, considerando aspectos da teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e utilizando o filme de Jornada nas Estrelas, Star Trek, como organizador prévio de uma sequência didática pensada como um material potencialmente significativo dentro das competências e habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o eixo de Terra e Universo. A metodologia dos trabalhos utilizou-se de abordagens qualitativas, por meio de formulários, questionários, trabalhos em equipe, jogos e exposição. Ao final, concluiu-se que o filme Jornada nas Estrelas, Star Trek, foi válido como recurso para uma aprendizagem mais significativa, de maneira que os alunos puderam apresentar uma melhor compreensão dos conceitos e aplicações das Leis de Newton no ambiente escolar e em situações da vida na Terra e no espaço.