Introdução: O aumento na prevalência de excesso de peso em escolares revela o cenário de insegurança alimentar e nutricional. Nesse sentido, a escola é importante espaço de promoção da educação alimentar e nutricional (EAN). Objetivo: Discutir sobre as estratégias de EAN nas necessidades formativas de professores dos anos iniciais de escolas públicas de Guadalupe-PI. Métodos: Estudo qualitativo, do tipo colaborativo. Foram realizados cinco encontros colaborativos por meio de curso de extensão com sete professores, no período de abril a maio de 2021. Os dados obtidos foram transcritos, analisados segundo Bardin (1977) e processados no software Iramuteq apresentados em nuvens de palavras e na análise de similitude. Utilizaram-se categorias do Materialismo Histórico Dialético, que contribuem para compreender o real e suas especificidades. Discutiram-se as categorias necessidades/casualidades e possibilidades/realidade e as tipologias das necessidades formativas; tática e estratégia. Resultados: Foram evidenciados quatro eixos temáticos: contexto sócio-histórico das necessidades dos partícipes: colaborar e cooperar; necessidade alimentar e nutricional; necessidades formativas na promoção da EAN; teoria e prática no planejamento. Os encontros colaborativos possibilitaram aos partícipes reelaborarem suas práticas quanto à EAN, de acordo com seus contextos, criando possibilidade de transformações dessa realidade. Os professores evidenciaram a necessidade de compreensão da EAN enquanto prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional na atividade docente e a carência de formação para lidar com questões de saúde pública, tais como: obesidade e sua consequência o bullying. Foi evidenciado ainda a dificuldade dos professores para relacionar a EAN com planejamento pedagógico, assim como a falta de apoio de pais/responsáveis na promoção da EAN. CONCLUSÃO: Os encontros colaborativos para discussão da EAN possibilitaram aos partícipes reelaborarem o modo como desempenham as ações e desenvolverem novas atitudes sobre a articulação da EAN com os conteúdos das disciplinas, e conforme as necessidades evidenciadas pelos alunos, considerando o contexto social, histórico, cultural e político.