Introdução: O início precoce da vida sexual é uma característica cada vez mais notória entre os adolescentes, que, por vezes, devido ao seu despreparo em lidar com essa dimensão, não apenas os riscos de infecções sexualmente transmissíveis (IST) aumentam, mas também se elevam as chances de uma gravidez indesejada. Sendo assim, há a necessidade de desenvolver um instrumento que permita mensurar os conhecimentos, as atitudes e prática em saúde dessa população. Objetivo: Construir e identificar as evidências de validade do inquérito de conhecimentos, atitudes e prática (CAP) de adolescentes sobre saúde sexual e reprodutiva. Métodos: Estudo metodológico, que possui três fases: construção do inquérito CAP; evidências de validade de conteúdo; e evidências de validade do processo resposta. Para a construção, foi realizada uma revisão integrativa de literatura buscando as principais evidências científicas. As evidências de validade de conteúdo e as evidências de validade baseadas no processo de resposta foram avaliadas por 15 especialistas e 15 adolescentes respectivamente. Para a análise de dados, foi utilizado o programa SPSS versão 25. Na avaliação dos juízes, foi mensurado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e na avaliação dos adolescentes o Índice de Concordância. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com parecer n. 5.981.228 e os participantes assinaram o TCLE e TALE. Resultados: A amostra final da revisão integrativa, 47 artigos, a maioria era nível de evidência 2 e três categorias temáticas nortearam a construção do inquérito. A primeira versão possuía 38 questões (19 Conhecimentos, 9 Atitudes e 10 Prática). Nas evidências de validade de conteúdo, 86,7% eram sexo feminino, 86,7% graduados em enfermagem, 26,7% moravam em Teresina, 20,0% trabalhavam na UFPI, 60,0% com idade entre 30 e 42 anos, 60,0% com tempo de formação entre 10 e 18 anos completos, 100,0% eram doutores, 46,6% possuíam de 3 a 11 anos de experiência na área, 20,0% tinham publicações na área de construção e/ou validação do inquérito e 46,7% participaram de pesquisas de validação na área. Nenhum item recebeu avaliação menor que 0,8 no IVC-I e p<0,05 em todos os itens. O IVC do critério clareza foi de 0,95, do critério relevância foi de 0,96 e o global foi de 0,96. Na descrição geral dos critérios de avaliação, 87,0% julgaram os itens suficientes (p=0,007), 80,0% que mede o que se propôs (p=0,035) e 93,0% que atende a dimensionalidade conhecimentos, atitudes e prática (p=0,001). Nas evidências de validade do processo resposta, 86,7% possuía 17 a 18 anos, 46,7% eram pardos, 93,3% solteiros, 100% sem filhos, 73,3% alunos do 3º ano e 66,7% realizavam curso técnico integrado ao médio. O Índice de Concordância foi superior a 80,0% e p<0,05 em todos os itens. Conclusão: O instrumento possui evidência de validade, de modo que pode ser aplicado em pesquisas posteriores com intuito de avaliar saberes, crenças e comportamentos de adolescentes sobre saúde sexual e reprodutiva.