O presente trabalho tem como objetivo analisar como funciona a gestão colegiada, quais seus impactos para as políticas públicas e quais suas contribuições para o processo educacional. E, de forma mais específica, pretende investigar como se deu o processo de implementação das políticas públicas educacionais no CTF nos últimos dez anos, período compreendido entre 2007-2017, fazendo uma relação entre a gestão democrática e o processo de implementação dessas políticas educacionais. A pesquisa será descritiva com abordagem qualitativa, por meio do método de investigação do estudo de caso, a ser realizado no CTF/UFPI, utilizando as técnicas de análise documental, do tipo análise do discurso, além da entrevista semiestruturada, cuja amostra será composta pelos gestores públicos em exercício anteriores e o vigente, bem como com os demais integrantes do conselho administrativo pedagógico do CTF. Logo após, os relatos dos entrevistados serão gravados, transcritos, e, inseridos no software IRAMUTEQ, que é um programa de análise textual, que processará os dados, cujos resultados serão comparados e confrontados ao referencial teórico.