As políticas educacionais no Brasil têm sido importantes para mitigar as desigualdades. Por isso, entender de que forma elas se comportam dentro do federalismo brasileiro nos ajuda a identificar as competências atribuídas aos entes, em especial aos municípios. Dentre as políticas educacionais, este trabalho elenca aquela direcionada ao transporte escolar, a qual tem a premissa de garantir acessibilidade aos educandos da educação básica residentes nas zonas rurais, tendo como objeto analisar a gestão da política de atendimento do transporte escolar no município de Codó (MA) no período de 2009 a 2016, buscando compreender a dinâmica de atendimento ao educando residente na zona rural, e se esta gestão acontece em consonância com os conceitos de eficácia, eficiência e efetividade. Para atingir o objetivo proposto, utilizamos o método de estudo de caso, através do emprego da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, visitas a comunidades atendidas, e também da análise documental das atas e relatórios junto ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB no período de 2009 a 2016, instância colegiada encarregada de acompanhar e controlar a execução dos recursos federais transferidos por conta do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) no município de Codó. Os dados serão confrontados com os referenciais teóricos sobre a temática, e também dos dispositivos legais disciplinadores da política de atendimento do transporte escolar, buscando assim uma análise dentro da abordagem qualitativa.