O desenvolvimento regional no Brasil, desenvolveu-se com a ideia de industrialização, posteriormente voltando-se para a ideia de investimento em infraestrutura e integração. Nesse contexto, o setor do sistema de transporte era visto como relevante para alavancar a economia das regiões menos desenvolvidas como o Nordeste. A construção da Ferrovia Transnordestina foi o projeto de desenvolvimento regional, por meio de construção linear, mais ambicioso da história do Brasil. Pensada pela primeira vez por Dom Pedro II, veio de fato a ter suas obras iniciadas no longínquo ano de 2006, desenvolvida pelo Governo Federal para ligar o Porto de Percém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além do Cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, totalizando 1.728 km de estrada de ferro. Nessa direção, indaga-se: Enquanto política pública voltada ao desenvolvimento regional, quais entraves frustraram a execução e conclusão do projeto da ferrovia Transnordestina? Para responder esse problema será usada como base as teorias acerca do desenvolvimento regional, bem assim a análise de documentos oficiais ligados ao referido projeto, além de artigos científicos e reportagens. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é analisar, através de uma visão macro, o planejamento e execução da ferrovia Transnordestina, enquanto evolução do desenvolvimento voltado à região Nordeste. A hipótese desse trabalho é que embora as intenções tenham sido de alavancar o desenvolvimento através da integração, entraves e desequilíbrios procedimentais levaram ao desgaste do projeto e consequentemente ao seu insucesso. Esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, apoiada na pesquisa documental. O objeto da pesquisa é, o relatório do Tribunal de Constas da União acerca o projeto da Transnordestina juntamente com os relatórios da Agência Nacional de Transporte Terrestre e do Ministério dos Transportes. Os norteadores conceituais e executivos do trabalho serão as obras sobre desenvolvimento regional, Perroux, Myrdal, Hirschman, entre outros são a base da abordagem acerca do tema estudado no presente trabalho.