Com o início do novo milênio, a conservação da natureza ocupa um lugar cada vez mais destacado nos debates sobre os destinos da sociedade. Em um momento em que as sensibilidades estéticas e políticas garantem aos discursos ambientais um lugar de indubitável notoriedade, a difusão da “Questão Ambiental”, seja nas lutas sociais, na prática educativa, ou ainda, nas ações de organismos governamentais e internacionais, constitui grande problemática na esfera pública. Porém, as possibilidades de harmonização dos projetos sociais e estilos de vida, com os limites da capacidade de suporte e regeneração do meio ambiente ainda estão entre os grandes desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, entende-se que as Instituições de Ensino Superior (IES) não podem e nem devem se esquivar de suas responsabilidades sociais e ambientais. O presente trabalho se centraliza na discussão da gestão ambiental no âmbito de uma IES, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus Teresina Central. O problema de pesquisa tem como base a empiria da crise ambiental e se orienta pela seguinte questão: de que maneira se dá a abordagem da racionalidade ambiental no curso Superior de Gestão Ambiental do IFPI – Campus Teresina Central? Sendo esse o seu objetivo principal e tendo como objetivos específicos: discorrer sobre a criação e implementação do curso de gestão Ambiental no IFPI; discutir sobre a racionalidade ambiental no IFPI – Campus Teresina Central a partir de seus documentos e identificar os resultados e impactos da criação do curso no IFPI. Através de uma pesquisa qualitativa e exploratória, conclui-se que o curso trouxe grandes resultados ao IFPI, concretizados por meio de diversas parcerias com o Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura Municipal de Teresina, porém, a nível local ainda não foi institucionalizada a questão da racionalidade ambiental de Leff.