Inicialmente, a Governança ganhou notoriedade no setor privado, sendo então conhecida como Governança Corporativa. No entanto, o tema também evoluiu para a esfera pública o que resultou no avanço de estudos acadêmicos sobre a Governança Pública. Desde então, o tema tem sido abordado em várias pesquisas e em diferentes perspectivas. Mais recente, as pesquisas sobre a Governança na perspectiva da Educação Superior, principalmente no âmbito das universidades, têm avançado. Por serem consideradas organizações complexas e diversificadas, onde existe um excesso de funções, hierarquizações e lentidão nos processos, demonstram um mundo de oportunidades para este tipo de estudo. No âmbito da Administração Pública Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), assumiu posição central na difusão das boas práticas de governança através de publicações de guias, referenciais, relatórios e acórdãos com recomendações para os devidos órgãos e entidades auditadas e mais especificamente, os levantamentos de governança e gestão públicas publicados em 2014, 2017 e 2018. Diante desse conjunto de orientações e recomendações, esta pesquisa irá analisar as práticas de governança pública no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no intuito de explicar a sua capacidade de governança em estágio intermediário, conforme classificada pelo Órgão de Controle Externo no último levantamento. Metodologicamente, o trabalho será de cunho qualitativo, sustentado por pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem finalística descritiva.