A contratualização de resultados foi inserida nas organizações públicas hospitalares como forma de persecução de uma gestão voltada para a eficiência administrativa, enraizando o planejamento dos objetivos institucionais, o controle gerencial e a contínua adequação dos serviços aos resultados propostos. Nesse sentido, a pesquisa tem por objetivo a análise das contratualizações de resultados do HU-UFPI e suas metas quantitativas, no período compreendido entre 2012 e 2018. O estudo utilizou como embasamento teórico as obras de Lima (2012), Pacheco (2004) e de Brizola, Cordoni Júnior e Gil (2011), dentre outras, relacionadas ao assunto abordado. Trata-se de pesquisa qualitativa, classificada como exploratório-descritiva, com utilização de análise documental exercida através do exame de relatórios de acompanhamento dos contratos e de fiscalizações realizadas no HU-UFPI. A estudo apresenta os desequilíbrios percebidos na pactuação das metas quantitativas e as falhas cometidas na execução das mesmas. Apesar disso, apresenta, ainda, a evolução dos percentuais de produção do HU-UFPI, durante o período analisado, demonstrando que o controle e reajuste das metas é um importante instrumento de gestão.