A legislação para a gestão de resíduos sólidos no Brasil teve seu marco regulatório na sanção da Lei que aborda a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por abranger e estabelecer padrões para a gestão dos resíduos sólidos, determinando conceitos e fixando a responsabilidade compartilhada, ou seja, a gestão dos resíduos sólidos passou a ser tratada de uma forma mais articulada entre o poder público, as organizações privadas e a população. Nesta compreensão, as instituições de ensino têm se empenhando em incorporar as políticas de sustentabilidade socioambiental em seus sistemas, promovendo além da preservação do meio ambiente, a educação ambiental. Entre as instituições públicas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Parauapebas, é uma instituição de educação que compõe a Administração Pública Federal e está ligada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), bem como o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, certamente, consome recursos naturais, produzindo resíduos. Por isso, esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos do IFPA, Campus Parauapebas, sendo fundamentado na hipótese de que a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos do IFPA Campus Parauapebas são precários e inadequados. Osobjetivos específicos são: apresentar a legislação da gestão de resíduos sólidos no Brasil; analisar as resoluções, normas internas e outros documentos referente à gestão e gerenciamento de resíduos sólidos no IFPA – Campus Parauapebas; Conhecer, quantificar e caracterizar os resíduos sólidos gerados no IFPA – Campus Parauapebas; verificar qual a percepção dos servidores, terceirizados e alunos do IFPA – Campus Parauapebas, quanto à gestão e gerenciamento de resíduos sólidos e identificar como é executado as atividades de educação ambiental no IFPA – Campus Parauapebas. Sobre os procedimentos metodológicos, esta pesquisa possui caráter descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados faz uso da pesquisa de campo e documental com a aplicação de questionários estruturados fechados e aplicação e questionários estruturados abertos e fechados, a pesquisa também faz uso da observação in loco.