O teletrabalho ganhou evidência durante a pandemia da Covid-19, contudo ele vem
sendo utilizado no âmbito do serviço público federal desde 2005 e foi implementado no Instituto
Federal de Educação do Pará como instrumento do Programa Piloto de Gestão do Desempenho, em
2022, à priori sendo possibilitado para os servidores técnico-administrativos da instituição. Analisar
o teletrabalho no IFPA Campus Castanhal sob a perspectiva dos servidores que realizaram adesão a
esta modalidade de trabalho é o objeto desta pesquisa, que visa a identificação de vantagens e
desvantagens do teletrabalho e, para tanto, a metodologia empregada utilizará, além de pesquisa
bibliográfica, de questionário estruturado quali-quantitativo como instrumento para coleta de dados,
que contém perguntas pertinentes ao tema no que diz respeito a ambientação e estrutura de trabalho
na execução das atividades dos servidores do IFPA Campus Castanhal. Pesquisas futuras podem ser
promovidas a partir desta pesquisa visando elucidar outros aspectos do teletrabalho.