Para se adaptar as mudanças econômicas, tecnológicas e sociais e atingir os objetivos
organizacional, planejar e gerenciar a carreira profissional ao longo da vida tem se tornado um desafio
cada vez maior, com isso as habilidades transversais têm ganhado maior importância nos últimos
anos. Na perspectiva de a gestão do conhecimento
contribuir com o desenvolvimento organizacional por meio das competências transversais o objetivo
geral consiste em analisar a relação entre dimensões da gestão do conhecimento e o desenvolvimento
de competências transversais, de maneira específica, objetiva-se Identificar normativas relacionadas
ao desenvolvimento de pessoas na IFE do estudo; apresentar diagnóstico com a mensuração das
variáveis relacionadas aos construtos da Gestão do Conhecimento e o constructo Competências
Transversais e avaliar relações entre dimensões da gestão do conhecimento com o constructo
competências transversais. O tipo de pesquisa apoia-se na visão positivista da ciência que
fundamenta-se na ontologia realista e na epistemologia objetivista. A abordagem metodológica é a
quantitativa que busca entender como os dados coletados se relacionam com uma teoria pré-existente,
permitindo testar ou validar essa teoria com base nos resultados obtidos e classifica-se como
descritiva. Esse tipo de pesquisa investiga as conexões entre as variáveis que o pesquisador quer
compreender e emprega descrições para avaliar a intensidade dessas relações baseadas em amostras
representativas de uma população. A amostra será composta por servidores técnicos administrativos
e docentes do IFPA, que se disponibilizarem a responder ao questionário, para isso o instrumento de
coleta de dados proposto para a pesquisa terá o formato de questionário SurveyMonkey. O
questionário utilizará escala Likert de 5 pontos para as variáveis competências transversais e
profissionais, e de 7 pontos para as variáveis de Gestão do Conhecimento. Com os dados pretende-se
realizar a Modelagem de Equações Estruturais. Dessa forma a pesquisa vislumbra apresentar
contribuições ao campo da gestão, com o diagnóstico das relações testadas fornecem indicações a
respeito dos fatores que contribuem para o desenvolvimento organizacional.