O teletrabalho ganhou evidência durante a pandemia da Covid-19, contudo ele vem sendo
utilizado no âmbito do serviço público federal brasileiro desde 2005 e foi implementado no Instituto
Federal de Educação do Pará como ferramenta do Programa de Gestão do Desempenho, em 2022, à priori
sendo possibilitado aos servidores técnico-administrativos da instituição. Analisar o teletrabalho no IFPA
Campus Castanhal sob a perspectiva dos servidores que realizaram adesão a esta modalidade de trabalho é
o objeto desta pesquisa, que assim identifica vantagens e desvantagens do teletrabalho empregando como
metodologia, além de pesquisa bibliográfica, a aplicação de questionário estruturado quali-quantitativo
como instrumento para coleta de dados. O estudo concluiu que o teletrabalho apresentou resultados
predominantemente positivos entre os participantes da pesquisa. No comparativo por gênero os
respondentes do sexo masculino não manifestaram emoções negativas, nas respostas do público feminino
foram identificadas menções negativas sobre o teletrabalho. Os impactos mais mencionados são de
satisfação, produtividade e alegria colaborando para o bem-estar físico e mental dos servidores. Na
percepção dos servidores, o trabalho híbrido, em que uma parte do trabalho é feito em casa e uma outra
parte é feita na empresa, é a melhor opção de trabalho no IFPA Campus Castanhal. Pesquisas futuras
podem ser promovidas a partir desta pesquisa visando elucidar outros aspectos do teletrabalho.