Com a economia mundial nos moldes da produção capitalista, o ensino superior brasileiro tem se expandido em busca de atender as expectativas da sociedade. Sendo assim, destaca-se pela forma com que vem organizando sua avaliação objetivando a conformidade da qualidade relativa ao ensino e as instituições públicas e privadas. Nesse movimento, comparadas as empresas,se torna primordial que as instituições focalizem em um diferencial que traga vantagem competitiva em meio à concorrência estabelecida para retenção de seus clientes. Este estudo objetiva verificar a relação entre a qualidade percebida, a satisfação e a vantagem competitiva tendo como suporte as teorias dos Recursos e Capacidades e dos Stakeholders, frente ao desempenho institucional. Trata-se de uma pesquisa que compreende uma fase exploratória e descritiva, seguida de uma segunda fase, quantitativa, que se dará mediante a utilização de um levantamento do tiposurvey, com a aplicação dequestionário estruturado (adaptado a partir de estudos já realizados), para alunos da graduação da Universidade Federal do Piauí. A análise dos dados será feita por meio de técnicas estatísticas multivariadas e pela modelagem de equações estruturais dos mínimos quadrados parciais (PLS). A identificação das relações dos antecedentes da vantagem competitiva em instituições de ensino superior, pode contribuir para a escolha das estratégias institucionais e orientar os gestores de forma mais assertiva em suas ações.