O empreendedorismo é um fenômeno complexo e multifacetado, e está ganhando importância em muitos países ao redor do mundo. Em se tratanto do empreendedorismo na indústria criativa tem-se que, nos últimos anos, o mesmo tornou-se foco das discussões de órgãos e comunidades internacionais, sendo apontadas como estratégicas para o crescimento e o desenvolvimento econômico e social de países desenvolvidos e em desenvolvimento, quer seja através da geração de emprego e renda, quer seja por meio da promoção da inclusão social, da diversidade cultural ou do desenvolvimento humano. Deste modo, a presente proposta tem por objetivo geral analisar os antecedentes da propensão ao do empreendedorismo na indústria criativa e o efeito deste sob o desenvolvimento humano. Para tanto estabeleceu-se como objetivos específicos: a) identificar os antecedentes da propensão ao empreendedorismo na indústria criativa; b) avaliar as relações entre os antecedentes da propensão ao empreendedorismo na indústria criativa conforme modelo adaptado de Vieira (2008) e; c) avaliar as influências do empreendedorismo na indústria criativa sobre o desenvolvimento humano. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva do tipo levantamento ou survey. Para a coleta dos dados utilizar-se-á questionário fechado aplicado a empreendedores atuantes na indústria criativa, maiores de 18 anos, de ambos os sexos. Para a análise dos dados serão utilizadas técnicas de análise multivariadas e modelagem de equações estruturais. A pesquisa promoverá avanço teórico ao evidenciar as relações entre os construtos utilizados no modelo estrutural proposto, uma vez que essas relações ainda não foram completamente estudadas e testadas quantitativamente, pela academia, especialmente quando se tratam de pesquisas sobre o empreendedorismo na indústria criativa. Assim, torna-se relevante a realização deste e de outros estudos que possam produzir dados consistentes para explicar os antecedentes da propensão ao empreendedorismo neste setor, além de avaliar as influências do empreendedorismo de base cultural ou criativa sobre o desenvolvimento humano. Acrescenta-se ainda a possibilidade de aplicação dos resultados encontrados na formulação e reformulação de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo no setor das indústrias criativas.