O estudo tem como objetivo a análise das ações socioambientais desenvolvidas no Instituto Federal
do Piauí (IFPI) com base nos eixo temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).
A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA) que visa
através das suas práticas implantar na Administração Pública a gestão pautada no desenvolvimento
sustentável. O referencial teórico aborda a preocupação com o meio ambiente diante dos desafios
causados pela globalização, a busca pelo desenvolvimento sustentável pelos países em
desenvolvimento. Em seguida, discorre sobre as políticas públicas voltadas para a sustentabilidade
no Brasil, apresenta leis e normas que estabeleceram a base da política ambiental brasileira, bem
como a criação de órgãos reguladores e de fiscalização, com destaque para: Política Nacional de
Resíduos Sólidos (PNRS), Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), conforme Instrução
Normativa no10/MPOG/2012, criação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos
Renováveis – IBAMA e do Ministério do Meio Ambiente. Aborda as instituições públicas de
ensino e sua relação com os eixos da A3P tendo em vista a missão de promover o ensino, pesquisa e
extensão voltados para questões ambientais como prever o Plano de Desenvolvimento Institucional
(PDI). A pesquisa é exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, realizada através de um
estudo de caso que inclui os diretores dos campi e setores da Administração Superior do IFPI. Na
metodológica prevê-se a análise documental, bibliográfica e a aplicação dos questionários, junto aos
gestores, especialmente membros da administração superior: reitor, pró-reitores(as), diretores(as)
sistêmicos, diretores(as) gerais, diretores(as) administrativos(as) e chefes de departamentos. O
instrumento de coleta de dados é um questionário elaborado em formato check list e por eixo
temático da A3P. Assim busca-se verificar se ações socioambientais que o IFPI implementa tem
relação com A3P e contribuem para uma melhor gestão ambiental.