À luz do diálogo conceitual sobre comunidade cívica, capital social, universidade pública, gestão pública e campo, a presente produção examina resultados de pesquisa realizada com o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) da Universidade Federal do Piauí nos campi de Floriano (CAFS), Picos (CSHNB), Bom Jesus (CPCE) e Teresina (CMPP). Ela teve como objetivo analisar a contribuição da UFPI para o desenvolvimento dos povos do campo do estado do Piauí. Verificou-se o relevante subsídio referente à participação dessas instituições no desenvolvimento dos povos do campo piauiense em patamares distintos: na esfera individual, estimula a procura pelo autoconhecimento, pela ciência, pela autenticidade e pela auto superação; no tocante à coletividade, aguça o interesse pela engenharia dos poderes públicos, pelos direitos e deveres de cidadania, pelas políticas voltadas para o campesinato e por sua participação ativa; na seara do associativismo, fortalece a comunicação institucional, impelindo a sociedade civil a se estruturar melhor para desenvolver ações comunitárias; por fim, busca incrementar e amadurecer condutas alicerçadas pela autonomia, em direção aos valores da terra e à propriedade justa, digna e sustentável do território. Utilizou-se como desenho metodológico de uma pesquisa quantitativa, descritiva e documental, a partir da análise de dados coletados para responder aos objetivos estabelecidos. Esta pesquisa ancorou-se para sua fundamentação teórica em autores como Abreu (1982), Abrucio (1997), Arroyo (2004, 2006, 2016), Bourdieu (1998), Bresser Pereira (1997, 2003), Caldart (2012), Fernandes (2000, 2002), Martins et al. (2003), Molina (2004, 2006), Moraes (2006), Prado Jr. (1961), Putnam (2006), Santos Junior (2012), Santos Neto (1998), Sen (2000), Veiga (2000, 2006), Walzer (1983, 1990) entre outros. Conclui-se que existe uma colaboração significativa da Universidade Federal do Piauí para com os povos do campo piauiense, mas que pode avançar consideravelmente diante do grande potencial institucional que detém esta Instituição Federal de Ensino Superior no sentido de colaborar com o projeto de campo e de sociedade que esse espaço geográfico e social postula.