As últimas décadas do século XX assistiram a um aumento de interesse acerca do empreendedorismo pelos diversos campos de estudo. Atualmente já se reconhece a importância das micro e pequenas empresas como atores centrais no desenvolvimento econômico e sustentável das nações, como responsáveis pela maioria da criação de novos empregos e contribuindo para o desenvolvimento estrutural dos locais onde se instalam, sendo também incentivo ao empreendedorismo. Diante desse quadro, é importante mencionar que a relação entre empreendedorismo e micro e pequenas empresas no Brasil carece de estudos recorrentes, pois o arcabouço legal que dirime este contexto tem passado por mudanças importantes. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar as características pessoais dos empreendedores das Micro e Pequenas Empresas em Teresina-PI, assim como sua motivação para empreender sendo por oportunidade/inovação ou necessidade, verificando a relevância do empreendedorismo para a região, demonstrar a importância de políticas para incentivar e viabilizar os empreendimentos de menor porte. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho quantitativo; com relação aos procedimentos técnicos utilizou-se inicialmente a pesquisa bibliografica, em seguida, levantamento ou survey com aplicação de instrumentos para gerar dados estatísticos. Assim, foram direcionados questionários para Micro e Pequenos empreendedores do município de Teresina-PI, dos quais se obteve uma amostra de 75 respondentes; para a aplicação desses, foi utilizado meio eletrônico E-mail. O questionário foi elaborado a partir dos seguintes autores: Vicenzi (2011), Coutinho e Araújo (2021) e o relatório GEM (2019). A análise foi feita através da comparação entre a fundamentação teórico-empírica e os resultados obtidos na pesquisa. Os principais resultados mostraram que as características pessoais que obtiveram maior destaque foram vontade/motivação, determinação e coragem/ousadia. Quanto ao que motivou a querer abrir seu próprio negócio, destacam-se: item realização profissional, desejo de trabalhar por conta própria, desejo de independência. Entre as medidas tomadas pelo governo para incentivar e viabilizar as micro e pequenas empresas, sobressaíram: isenções fiscais sobre faturamento para estímulo à atividade empresarial, criação de programa de financiamento de crédito com redução dos procedimentos burocráticos, isenções de taxas e parcelas de serviços públicos prestados e fomentar o desenvolvimento de inovações tecnológicas.