A pesquisa centra-se em conhecer e investigar no cotidiano da comunidade escolar o
processo de Gestão Participativa exercido na administração do Centro de Ensino
Integral Augustinho Brandão localizado em Cocal dos Alves – Piauí e os resultados
educacionais que são destaques da escola. A pesquisa almeja responder a seguinte
problemática: A Gestão participativa desenvolvida através da administração
escolar do Centro de Ensino Integral Augustinho Brandão tem relação com os
resultados educacionais da escola? A partir desse problema, algumas questões de
pesquisas podem ser construídas em interface são elas: Existe realmente um processo
de gestão participativa desenvolvido na escola que contribua com os resultados? O
processo de gestão participativa pode está relacionado com o melhor desempenho dos
alunos? As competências da gestão participativa da escola contribuem para a
eficiência organizacional da escola? Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar
o processo de Gestão participativa exercido na administração escolar do Centro de
Ensino Integral Augustinho Brandão e os resultados educacionais da escola. De modo
específico, esta pesquisa busca analisar qualitativamente o processo de gestão
participativa da escola; interpretar os efeitos e influências da gestão participativa no
desempenho dos alunos; verificar o desenvolvimento das competências
administrativas por parte do gestor e sua contribuição para a eficiência organizacional
da escola. A pesquisa terá uma abordagem metodológica qualitativa de caráter
exploratório e descritivo com a realização de pesquisa bibliográfica, documental e
entrevistas semiestruturadas aplicadas ao conselho escolar composto por 21
indivíduos. Os dados serão analisados ainda a partir de indicadores nacionais de
educação que possibilitam a visualização dos resultados obtidos em relação às demais
instituições como é o caso do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica
(IDEB), a OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas e os
resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).