O processo de evolução da Administração Pública brasileira a direciona para um modelo de gestão orientado por resultados concretos à sociedade e valoriza a adoção de práticas de planejamento que exigem olhar estratégico nas peculiaridades do ambiente governamental. Neste contexto, a presente pesquisa está voltada para a análise de compras públicas do modelo de gestão gerencial, sob a ótica do planejamento estratégico e tem campo de estudo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI. O objetivo geral deste estudo é analisar a gestão de compras e contratos do IFPI na relação com o planejamento estratégico da instituição, de modo a evidenciar seus desafios e apontar possibilidades de otimização dos recursos públicos, respeitando a legislação pertinente. De modo específico, esta pesquisa busca analisar o planejamento estratégico do IFPI no tocante a área de compras e contratos; examinar o processo de controle e avaliação do planejamento estratégico do IFPI na área de compras e contratos; e apontar os avanços, possibilidades e desafios da gestão de compras e contratos do instituto. Para conseguir tais objetivos, utilizou-se da abordagem metodológica qualitativa, pesquisa de caráter exploratório e descritiva, realização de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados da pesquisa foi possível constatar que o IFPI tem trilhado um caminho que o leva ao cumprimento do que se propôs no planejamento estratégico para a área de compras e contratações. Houve a identificação de avanços nesta área, mas também foram verificados desafios e possibilidades de melhorias. Buscou-se, ainda, construir subsídios para que o IFPI possa avaliar sua atuação na área do estudo e implementar ajustes, caso entenda conveniente. Por fim, espera-se fomentar a realização de outros estudos e encorajar debates no campo da Gestão Pública inovadora e estratégica