A presente pesquisa analisou as estratégias de Permanência na Educação Profissional
para Jovens e Adultos no IFPI na perspectiva da Política de Assistência Estudantil. A pesquisa
realizou-se com os técnicos formados pelo PROEJA que concluíram a turma do PROEJA referente
ao primeiro semestre do ano letivo de 2023 no Instituto Federal do Piauí, campus Teresina Zona
Sul. Para isso, envidar-se-á uma pesquisa de abordagem construtivista, em que as categorias de
análise foram desenvolvidas com base na trilogia de dimensões-chave de Vincent Tinto (2017), no
que diz respeito à construção da motivação (autoeficácia do aluno, senso de pertencimento e valor
percebido do currículo), assim como nas dimensões de adaptação estratégica de Pettigrew (contexto,
conteúdo e processo). Reputando-se que a educação é um direito fundamental inerente à pessoa
humana, acredita-se que esta pesquisa colaborará não só com a gestão pública do IFPI, mas também
com o crescimento de pesquisas relativas à permanência estudantil, uma vez que é primordial obter
respostas no que se refere a esta permanência. Teve como instrumento de investigação a entrevista
semiestruturada. As transcrições das entrevistas foram importadas para o software ATLAS. ti 23.
A partir daí, realizou-se um processo de codificação pelo software de um conjunto de redes
semânticas. Dessas, foi realizado um estudo detalhado sobre as codificações geradas por cada
categorias: códigos e redes. Em seguida foi definido o código “Motivação”, a rede “Educação”, a
rede “Adaptação”, o código “Persistência” e o código “Realização Pessoal” para serem analisadas
em função do objetivo da pesquisa que se trata da análise da eficácia das estratégias de permanência
na educação profissional para Jovens e Adultos no IFPI, na perspectiva da política de assistência
estudantil, uma vez que esta política implementa programas que objetivam assegurar o acesso, a
permanência e o êxito estudantil.