A busca constante pela eficiência e eficácia dentro das organizações é reflexo da nova dinâmica do
mercado de trabalho, que está cada vez mais exigindo qualificação do capital humano, seja em
empresas privadas ou na administração pública. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo
realizar uma análise do plano institucional de qualificação para os servidores do IFPA, a fim de
verificar a existência de políticas internas de qualificação para os servidores da instituição e como
elas tem corroborado para eficiência e eficácia no serviço público. Para o desenvolvimento deste
trabalho, utilizou-se uma abordagem qualitativa, a partir da realização de uma análise documental, da
aplicação de um questionário e de uma entrevista em profundidade. Os resultados revelam que o IFPA
tem buscado intensificar as políticas de qualificação que visam qualificar os servidores, a partir de
parcerias com outras instituições e criação de políticas de afastamento interno. No entanto, para os
servidores, essas políticas precisam ser mais ampliadas e divulgadas, de forma que possa atender
todos os campi e todas as categorias da instituição. Além disso, as coletas das demandas para ofertas
dos cursos de qualificação/capacitação precisam ser mais eficientes diante das perspectivas dos
servidores, pois os cursos de qualificação que o IFPA tem promovido, até o momento, geralmente não
atendem aos interesses e à formação dos servidores. Assim sendo, os servidores são mais
influenciados para realizar os cursos de qualificação profissional pela retribuição financeira do que
pelo conhecimento e aprendizado gerado pelo curso. Os resultados apresentam uma reflexão
pertinente referente à importância da qualificação profissional dos servidores da administração
pública para o atendimento do princípio da eficiência no serviço público, previsto na Constituição
Federal.