O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e descrever os aspectos relativos ao conceito de aplicação na hermenêutica de Gadamer, evidenciado na obra Verdade e Método (1960) como o problema fundamental da hermenêutica. Deveremos apresentar também a justificativa desta centralidade da aplicação no projeto gadameriano. Com essas consiedrações será possível um estudo que tematiza o modelo da aplicação em sua tensão com os modos metodológicos de compreensão. Como veremos, tais modelos metodológicos têm relação indissociável com certo padrão de racionalidade, no qual prevalece o esquema sujeito-objeto como meio de cognição e representação dos fenômenos. Em um primeiro passo será necessário situarmos a hermenêutica de Gadamer dentro da tradição hermenêutica, demonstrando como certa racionalidade e certo esquema de compreensão acabaram ingressando também na hermenêutica e nas ciências humanas. Após isto, explicitaremos o modo como Gadamer se apropria das contribuições e conceitos de Heidegger. Com estas considerações será possível identificarmos o caminho teórico que nos direciona ao problema da aplicação. Será possível assim perceber uma negatividade no projeto de Gadamer, no sentido de que critica o método cientifico, mas também uma positividade, no sentido de que o conceito de aplicação é uma defesa afirmativa de um modelo e uma dinâmica de compreensão distinta da do método típico das ciências da natureza. Em suma, tentaremos tematizar e desenvolver o conceito de aplicação no entremeio de várias tensões, com destaque para o tensionamento da relação sujeito-objeto, mas também a tensão entre a ontologia fundamental de Heidegger e o método das Geisteswissenschaften de Dilthey, entre as ciências humanas e as ciências naturais e, enfim, entre a filosofia e as ciências. Portanto, em um último momento tentaremos sair do escopo de Verdade e Método para pôr em detaque as características que Gadamer atribui às ciências, verificando-as quanto aos seus limites e justificativas. Com isto será possível o desenvolvimento maior de uma dialética entre o modo de proceder metodológico e o modelo da aplicação.