Frente ao contexto nacional de oportunidades na implantação de geração distribuída através da fonte solar fotovoltaica em diversos nichos de plantas consumidoras e o cenário relacionado a diversificação da matriz elétrica nacional, este trabalho aborda a atratividade técnica, econômica e operacional na implantação de sistemas de geração fotovoltaico conectado à rede com consumo e armazenamento em baterias de íons de lítio em Aeroportos. A pesquisa foi realizada com os dados do Aeroporto de Teresina tendo por hipótese a existência de solução de geração fotovoltaica com armazenamento que possibilitasse a ampliação e melhoria da segurança operacional através da confiabilidade e continuidade operacional da infraestrutura elétrica. Dessa forma, o objetivo foi avaliar a atratividade técnica, operacional e econômica para implantação do sistema de geração fotovoltaico conectado à rede com consumo e armazenamento em bateria de íons de lítio no suprimento de energia elétrica secundário ao parque de equipamentos críticos do aeroporto de Teresina. A metodologia foi através da revisão bibliográfica acerca dos aspectos técnicos e regulatórios do tema avaliado; a pesquisa de campo que caracterizou o parque de equipamentos, a infraestrutura elétrica aeroportuária, os aspectos regulatórios envolvendo a aviação e demais condicionantes climáticos e arquitetônicos da solução de geração proposta que viabilizaram o dimensionamento do gerador fotovoltaico e sistema de armazenamento através do software PV*SOL possibilitando assim a obtenção dos resultados para o objetivo proposto. Os resultados obtidos foram a potência do gerador fotovoltaíco de 615,49 kWp conectado à rede e sistema de armazenamento de 194,56 kWh/dia no cenário 1 e 81,92 kWh/dia nos cenários 2 e 3 para atendimento ao consumo durante cinco e duas horas/dia, respectivamente, com tempo resposta de 100 ms. O CAPEX para o cenário 1 foi de R$ 2.061.619,50, VPL de R$ 3.743.143,00, TIR de 8,65% e payback de 10,55 anos. Para o cenário 2 obteve-se CAPEX de R$ 1.490.033,12, VPL de R$ 2.326.109,00, TIR de 7,47 % e payback de 14,10 anos. O cenário 3 o CAPEX foi de R$ 1.490.033,12, VPL de R$ 453.840,00, TIR de 1,8% e payback de 21,58 anos. Conclui-se que a viabilidade econômica para implantação do projeto acontece no longo prazo, os fatores técnicos envolvidos apontam uma solução com alto nível de confiabilidade, continuidade e compatibilidade operacional para os sistemas elétricos críticos aeroportuários possibilitando inclusive melhoria e ampliação dos níveis de segurança operacional.