Banca de DEFESA: MABIO DARLAN RODRIGUES ITALIANO

DISCENTE: MABIO DARLAN RODRIGUES ITALIANO
DATA: 30/06/2024
LOCAL: Banca na modalidade remota
TÍTULO: O PAPEL DAS FUNDAÇÕES DE APOIO PARA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS: RELAÇÃO FADEX/UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Fundações de apoio; Instituições federais de ensino superior; Parceria público-privado; Terceiro setor.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) se definem pela presença de três fundamentos inseparáveis: ensino, pesquisa e extensão. Conforme estabelecido no artigo 207 da Constituição Federal do Brasil, as universidades possuem autonomia didático-científica, administrativa, financeira e patrimonial, sempre seguindo o princípio da inseparabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As fundações de apoio foram criadas para auxiliar as instituições federais de ensino superior (IFES) e as instituições científicas e tecnológicas (ICTs) em suas iniciativas de ensino, pesquisa, extensão, avanço institucional, científico e tecnológico, bem como fomento à inovação, incluindo a gestão administrativa e financeira essencial para a realização dessas iniciativas. O trabalho em questão focou na análise do papel das fundações de apoio em colaboração com universidades públicas federias, institutos e outras entidades atuantes em ciência, tecnologia e inovação. Assim, conduzimos um estudo de caso específico sobre a relação institucional entre a FADEX e a Universidade Federal do Piauí. Nesse sentido, esta pesquisa visou analisar o desenho institucional de atuação das fundações de apoio às instituições federais de ensino superior, com ênfase na relação entre a FADEX e a Universidade Federal do Piauí, especialmente sob a perspectiva de uma instituição que atua como catalisadora, facilitando o funcionamento, expansão e progresso do ensino e da ciência. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi exploratória, descritiva e aplicada, com uma abordagem qualitativa e estruturada como um estudo de caso. Os dados foram obtidos através da análise de documentos e pela lógica indutiva, baseado na observação e experiência do pesquisador. A interpretação desses dados foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo. O resultado da pesquisa foi que a FADEX tem se estabelecido como um pilar fundamental no avanço da ciência, tecnologia e inovação no Estado, desempenhando um papel crucial ao apoiar a UFPI tanto em suas missões principais quanto nas operacionais. Ainda que a política adotada pela FADEX possa ser aprimorada, acaba sendo compreensível que a UFPI, ao ser apoiada pela FADEX, alcançou notáveis avanços na eficiência de gestão de parte de seus projetos.

Externo ao Programa - 2058867 - BARBARA CRISTINA MOTA JOHAS
Externo à Instituição - JESISLEI BONOLO DO AMARAL ROCHA - UFTM
Presidente - 1863069 - MONIQUE DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 18/06/2024 19:40