A implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) exigiu a incorporação de novos sistemas digitais, abrindo portas para oportunidades estratégicas e mudanças significativas no serviço público do país. Em busca de compreender essas transformações, a pesquisa teve como objetivo principal analisar a implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob a perspectiva da capacidade organizacional para mudança. Adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, por meio do grupo focal realizado em duas sessões: uma com 12 servidores participantes do PGD e outra com 2 chefes de unidades em PGD no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE). Para a análise de conteúdo, foram definidas três categorias: (i) Contexto Organizacional, (ii) Processo de Mudança e (iii) Processo de Aprendizagem. Como resultado, o estudo apresentou uma análise do processo de implementação sob o aspecto da capacidade organizacional para mudança, descrevendo o contexto organizacional, o processo de mudança e o processo de aprendizagem relacionado à implementação do PGD na UFPI. Por fim, foram formuladas algumas recomendações para minimizar a resistência de certas chefias em adesão ao PGD, considerando que menos da metade dos servidores está vinculada ao programa. Um relatório técnico foi revisado com proposições de medidas para reduzir a resistência às mudanças por parte de algumas chefias.