A educação médica no Brasil e no mundo vem se reformulando para que o profissional egresso das instituições de ensino seja capaz de resolver as demandas de saúde da população. Uma das formas de fazê-lo é garantir a habilidade para a realização de pequenas cirurgias ambulatoriais. A simulação é uma forma de reproduzir uma situação real ou utilizar um modelo para treinar competências teóricas e práticas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um simulador de baixa fidelidade e baixo custo para o ensino da cantoplastia, bem como suas etapas, recursos e habilidades que se espera obter dos estudantes com o uso do produto. Por meio de busca bibliográfica sobre a educação médica no Brasil, o ensino da cirurgia, o uso da simulação nesta área e a onicocriptose visam, neste trabalho, apresentar as implicações para a prática de simulação voltadas para a técnica cirúrgica no processo de ensino-aprendizagem. O curso de graduação precisa utilizar metodologias que privilegiem a coparticipação do aluno no processo educacional, inserindo-o precocemente em atividades práticas relevantes para a vida médica. O uso de simuladores para o ensino de habilidades técnicas representa uma dessas metodologias e quando aplicada, inserida em um projeto pedagógico, de forma estruturada, por um docente com conhecimento e experiência em oferecer feedback, oferece uma excelente ferramenta para a capacitação discente. A falta de recursos materiais não deve ser um obstáculo à exploração da simulação na prática docente. Neste contexto foi criado um simulador de unha encravada utilizando materiais comuns á prática odontológica e amplamente acessíveis. Como forma de divulgar a produção e uso do produto foram produzidos vídeos e cartilhas sobre o tema e o depositado o pedido de patente de modo de utilização. Fica, portanto, o convite para que a unha encravada, patologia de resolução simples, que exige habilidades cirúrgicas cujo tratamento deveria ser garantido nos serviços de entrada ao sistema de saúde do Brasil, seja o disparador para a busca por novos simuladores que auxiliem na prática da simulação.