A vacinação constitui uma ação relevante e eficaz na redução da morbimortalidade infantil, uma vez que reduz o índice de doenças infecciosas imunopreveníveis. No entanto, mesmo com ações de prevenção e promoção de vacinação, há diminuição da cobertura vacinal, evidenciando a necessidade de adoção de outras medidas educativas. Objetiva-se elaborar uma cartilha educativa para criança em idade escolar sobre a promoção da vacinação infantil. Trata-se de uma pesquisa metodológica utilizada na construção de material educativo que auxilie na instrução e qualificação de profissionais de saúde. A cartilha educativa foi desenvolvida em três fases: levantamento e estudos bibliográficos; apreciação do projeto pelo Comitê de Ética e Pesquisa e elaboração da cartilha educativa. Adotou-se a perspectiva teórico-metodológica do pensamento construtivista de Jean Piaget, inspirada nas vivências de trabalho da pesquisadora. Organizou-se e fundamentou-se os dados em três categorias analíticas: conceitual; pedagógico e comunicação. As crianças são potencialmente multiplicadores do conhecimento técnico, científico e tecnológico, apreendido pelo instrumento pedagógico, podendo influenciar as atitudes dos pais e/ou responsáveis sobre a importância das vacinas. Espera-se que a cartilha educativa auxilie no trabalho da equipe de enfermagem, com o público-alvo, na promoção da vacinação infantil; e favoreça a diminuição da hesitação vacinal com a desconstrução do pensamento do senso comum, por meio de mitos, mas por verdades, por meio da ciência, sobre aspectos relacionados à imunoprevenção, com uma linguagem acessível, clara, objetiva e lúdica.