É de longa data o estudo que se faz sobre as possibilidades de uma prática ou de um método para o ensino de filosofia. Não se pode afirmar que haja um consenso sobre o assunto, uma vez que o mesmo ainda é de muitos questionamentos por parte de diversos autores. As divergências são tantas quantas são as visões, entretanto, o dilema continua. Para muitos dos que se dedicam a ela, a prática pedagógica e um método em Filosofia se definem pela melhor forma de como despertar o interesse do aluno para lidar com a aprendizagem da matéria, como para os professores diante do dilema que tem de expor de forma clara e interessante os temas inerentes à educação em filosofia. A presente dissertação versa sobre uma possibilidade da assimilação do conhecimento em filosofia a partir do neopragmatismo do filósofo americano Richard Rorty. Aborda, a importância de sua abordagem e sua possível contribuição para o ensino de Filosofia na educação básica. O estudo verifica possíveis subsídios e pressupostos metodológicos tendo como abordagem a perspectiva de uma filosofia da prática ou uma filosofia da ação nos termos do neopragmatismo de Rorty. Procura-se instigar o interesse dos docentes e discentes quanto às suas práticas de ensino e aprendizagens vivenciadas em sala de aula. É um estudo baseado na constatação de que a disciplina de filosofia vem sendo ministrada com suportes apenas na obrigação de ser mais um componente na grade curricular da educação básica. Aqui buscamos ressaltar sua real e efetiva necessidade, orientados pela importância dos valores e conhecimentos que a filosofia pode instigar para a formação e aprendizado dos alunos dessa disciplina.