O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência aplicada entre os jovens do ensino médio envolvendo o Ensino de Filosofia com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com foco em criar um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que incentive o debate e diminua as contradições filosóficas encontradas nas dissertações dos jovens do Ensino Médio. É sabido que no pluralismo e multiculturalismo cultural, os jovens podem preferir encontrar intersecções em ideias que nascem para refutarem umas as outras. A partir dessas premissas, a problemática diz respeito a responder à pergunta: em época de multiculturalismo e correrias virtuais, será que o debate ainda é importante para diminuir as contradições na formação do jovem contemporâneo? É a partir da leitura de Filósofos da antiguidade, do século XIX e contemporâneos, e autores no campo das tecnologias como Santaella (2004), Gildásio Guedes (2008) e o referencial Pierre Lévi (2010) que se criará este AVA e se mostrará, através dele, a inclusão da continuidade de uma cultura de debates filosóficos. Como objetivos específicos, buscar-se-á nomear e descrever um “ecletismo de ideias” no meio escolar; apresentar, de forma breve, filósofos diversos que se contrapõem; organizar o pensamento lógico, através de métodos de leitura que incluam o aluno em época de TIC. Os resultados das análises, coletados através da Literatura indicada e na observação da realidade observada, permitem inferir um certo ecletismo informal no meio adolescente e, por isso, visa-se ampliar o repertório cultural e filosófico dos jovens; estimular o diálogo e o debate entre os participantes; desenvolver habilidades de leitura, escrita e argumentação; fomentar o pensamento dialético, capaz de reconhecer e superar as contradições da realidade.