• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
News

Banca de DEFESA: ALEXSANDRA SANTOS SAMPAIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRA SANTOS SAMPAIO
DATA: 18/07/2024
HORA: 10:00
LOCAL: UFDPar - Sala 269
TÍTULO: Explorando as Emoções Frente à Matemática: Instrumentos e Dimensões Psicométricas
PALAVRAS-CHAVES: Emoções; Matemática; Ansiedade Matemática; Psicometria
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A matemática é um componente relevante da educação e um critério fundamental nos sistemas educacionais em grande parte do mundo. Devido a importância atribuída à matemática compreendeu-se que as emoções são importantes no seu processo de aprendizagem. Particularmente, a ansiedade matemática (AM) é um subtipo de ansiedade, manifesta através de respostas emocionais negativas a situações envolvendo matemática. Níveis elevados de AM podem levar a estresse, comportamento de evitação e baixo desempenho em matemática. Essa pesquisa de caráter exploratório tem como foco de estudo as emoções frente à matemática, especialmente a AM, tendo como objetivo geral: investigar as emoções frente à matemática através da identificação e validação de um instrumento, a fim de compreender suas propriedades psicométricas e as dimensões emocionais associadas à matemática. Como objetivos específicos têm-se: identificar os instrumentos acerca das emoções frente à matemática, realizar uma análise fatorial confirmatória do instrumento AEQ-M para verificar a estrutura de fatores e testar a validade e confiabilidade no contexto brasileiro como instrumento de avaliação das emoções associadas à matemática. Os resultados apontaram uma heterogeneidade entre os instrumentos selecionados, observa-se que a AEQ-M desempenha um papel importante na avaliação de variadas emoções relacionadas à matemática, em diferentes contextos e circunstâncias. Com relação à validação do instrumento para o contexto brasileiro, verificou-se um modelo trifatorial com evidências satisfatórias de consistência interna e confiabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2730053 - EMERSON DIÓGENES DE MEDEIROS
Externo à Instituição - KATIA CORREA VIONE - UOD
Interno - 1867530 - SANDRA ELISA DE ASSIS FREIRE
Notícia cadastrada em: 24/06/2024 16:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 31/10/2024 22:24