O processo de escolarização é um direito universal que abrange um conjunto de práticas e etapas que visam a formação e o desenvolvimento dos indivíduos dentro do sistema educacional. Ele abrange não apenas o ensino formal e acadêmico, mas também a socialização, a aquisição de
valores culturais e habilidades necessárias para a vida em sociedade. Embora alguns autores
acreditem que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, sabe-se que a escola possui
um papel social de transmitir o que é essencial para os indivíduos, tornando universal o
conhecimento sistematizado, elaborado e científico. Existem diversas modalidades de
escolarização, dentre elas, a educação do campo, que será o foco desse trabalho. Esta é
caracterizada por um esforço direcionado para adaptar a educação às realidades e necessidades das comunidades rurais, oferecendo um ensino que seja significativo e pertinente para os alunos que vivem fora dos centros urbanos. Ao invés de simplesmente aplicar os modelos urbanos
tradicionais, a educação do campo busca construir um currículo e práticas pedagógicas que
reflitam as especificidades culturais, sociais e econômicas do ambiente rural. Assim, este estudo busca investigar os sentidos atribuídos por crianças rurais sobre o seu processo de escolarização na modalidade educação do campo de um povoado no interior do município de Oeiras no Piauí.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva onde serão realizados dois
procedimentos para coleta de dados: uma entrevista semiestruturada e a produção de um desenho sobre a temática pesquisada. Os participantes serão os/as alunos(as) com 8 e 9 anos
matriculados(as) no 3o ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal do Contentamento. Os
dados serão analisados sob luz da Psicologia Histórico-Cultural, que tem como base
epistemológica o materialismo histórico-dialético. Para isso, a partir das transcrições das
entrevistas e a explicação oral dos desenhos serão criados eixos analíticos para posterior
discussão crítica dos dados apresentados. Espera-se que a estruturação das análises produza dois
artigos científicos. O primeiro estudo buscará englobar o olhar das crianças para o processo de
escolarização na modalidade educação do campo, ou seja, como elas percebem sua escolarização, incluindo o que entendem por ser o papel da professora e do sistema educacional como um todo. O segundo estudo abarcará o processo de escolarização a partir da vida no campo, ou seja,
pretende-se compreender o quanto uma dinâmica escolar que considera as particularidades da vida do campo e a realidade sociocultural influencia no processo de
aprendizagem/desenvolvimento/escolarização, bem como acontece o processo de aprendizagem a
partir da dinâmica das atividades cotidianas. Com a pesquisa, espera-se compreender o processo de escolarização na zona rural de forma integral e expandir estudos científicos referente ao tema
na região.