O bullying que se caracteriza por ser um tipo de comportamento violento realizado com o
objetivo de intimidar, humilhar e provocar algum dano ao outro. A depressão é uma das variáveis
mais associadas como consequência do envolvimento com bullying. No entanto, alguns aspectos
como apoio social e os valores sociais são relatados na literatura como fatores de proteção. Diante
desses aspectos chega-se a seguinte questão problema: os valores humanos assumem uma função
protetora em crianças e adolescentes envolvidos em episódios de bullying no desenvolvimento de
depressão? Nesse sentido para alcançar os objetivos propostos serão realizados três estudos. O
estudo 1, tem como objetivo compreender a relação entre perpetração de bullying e depressão em
crianças e adolescentes. Para isso foi realizado uma revisão de escopo, seguindo os critérios
PRISMA. O estudo 2 busca avaliar a invariância grupal da Escala Global de Bullying – Vítima e
Agressor (EGB-AV) em função do sexo, tipo de escola e estado de origem (Piauí, Ceará e
Maranhão) dos participantes, além de verificar evidências de validade convergente da medida
proposta. Estima-se contar com 750 participantes, equitativamente distribuídos por estado de
origem e sexo. Os participantes preencherão a EGB-AV e instrumentos que meçam depressão,
valores humanos e autoestima. A coleta ocorrerá nas escolas que aceitem ceder seus alunos, com
autorização dos pais e assentimentos dos alunos. O software R será tido em conta, juntamente
com os pacotes semTools e Lavaan. No estudo 3, o objetivo será conhecer em que medida os
valores sociais moderam a relação bullying – depressão. Para tanto, serão tidos em conta uma
amostra de 450 estudantes, que responderão a EGB-AV, IDI, e o QVBi. Os procedimentos
seguirão o mesmo padrão do estudo 1. As análises serão realizadas no SPSS e ModGraph – 1.