PPGCF subiu de nota pela primeira vez desde sua abertura

A Avaliação Quadrienal (2013-2016) dos programas de pós-graduação, que aconteceu de 3 de julho a 6 de agosto, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES - MEC), em Brasília, divulgou, recentemente, as notas dos Programas de Pós-Graduação em Nível de Mestrado e Doutorado. Dentre os programas da UFPI que foram analisados, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), subiu de nota (3 para 4), pela primeira vez desde a sua abertura. Essa foi a segunda vez que o PPGCF foi avaliado pela CAPES.

O Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Ciências Farmacêuticas foi criado em 2009 e sua primeira turma começou em 2010. Desde então, o PPGCF já formou 68 mestres e possui, no momento, possui 31 alunos ativos. Apenas no último trênio (2014-2016), os membros do PPGCF (atualmente 17 efetivos e 2 colaboradores) foram contemplados com 31 projetos financiados por agências nacionais e estaduais, equivalentes a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Os processos seletivos do PPGCF são concorridos, com o mínimo de 100 inscritos por seleção anual, e tem apresentado uma procura muito elevada por diversos profissionais da área da saúde, como biólogos, farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos, enfermeiros e fisioterapeutas, o que reflete o carácter multidisciplinar do Programa. As figuras abaixo demostraram que o PPGCF tem se destacado local e nacionalmente na produção científica e na formação de recursos humanos (Figura 1; Figura 2). Nos últimos 4 anos foram publicados cerca de 300 artigos, 6 livros, 14 capítulos de livros, realizados mais de 20 eventos (entre palestras, congressos e workshops de caráter local, regional e internacional) e 22 patentes foram solicitadas. Atualmente, 15% do corpo docente é bolsista de produtividade do CNPq.

Figura 1 – Produção quadrienal de artigos por professores do PPGCF. *Baixar o arquivo para visualizar

Figura 2 – Qualificação da produção científica quadrienal de artigos do PPGCF com base no Qualis CAPES. *Baixar o arquivo para visualizar

O PPGCF possui colaborações e convênios com instituições nacionais (UFC, UFPB, UFMT, UFOP, UFPE, UEL, UNB, UNESP, UFMG, UFRN, UFRGS, ULBRA, Fiocruz-Salvador, UNINOVAFAPI) e internacionais (Universidade de Coimbra, Portugal; Universidad de Córdoba, Argentina; Universidad de Chile, Santiago).

Laboratórios associados diretamente ao PPGCF:

- LAPGENIC: Laboratório de Genética Toxicológica

- LABCANCER: Laboratório de Cancerologia Experimental

- NANOSFAR: Laboratório de Nanossistemas Farmacêuticos de Liberação Modificada

- LITE: Laboratório de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo

- LAPNNEX: Laboratório de Produtos Naturais e Neuroquímica Experimental

Notícia cadastrada em: 02/10/2017 09:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 10:11