News

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÔNATAS FERNANDES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÔNATAS FERNANDES DA SILVA
DATA: 20/12/2017
HORA: 14:00
LOCAL: NTF
TÍTULO: Efeito do Ácido Ascórbico na modulação da ação de agentes quimioterápicos e no tratamento de tumores.
PALAVRAS-CHAVES: Câncer, Vitaminas Antioxidantes, Quimioterápicos, Acido Ascórbico, Vitamina C
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Câncer é o nome dado a um conjunto de diversas doenças que apresentam características em comum como crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Esse conjunto de doenças pode afetar diversos tecidos do corpo humano, e hoje uma das principais formas de tratamento é a utilização de agentes quimioterápicos, o grande problema é que uma boa parte desses agentes tem como mecanismo primário de ação a formação de radicais livres, e isso apesar de ser eficaz para o combate as células cancerígenas, acaba trazendo uma gama de efeitos colaterais indesejáveis para o organismo.

O uso de suplementação vitamínica com ácido ascórbico esta sendo muito utilizada atualmente para a diminuição dos efeitos colaterais associados as quimioterapias, entretanto estudos mostram que o uso dessa suplementação pode apresentar efeito antagônico aos efeitos dos antineoplásicos, interferindo em sua ação e eficácia. Outros estudos apontam que em altas doses a vitamina C tem ação antitumoral. Dessa forma o objetivo principal deste estudo é mostrar é avaliar os efeitos da vitamina C na modulação de danos induzidos por agentes quimioterápicos, utilizando testes in vitro e analise molecular. Preliminarmente foi realizado um estudo piloto onde foram utilizadas duas linhagens celulares (SKAMEL, AGP01), nessas linhagens foram utilizadas diferentes dosagens do antineoplásico Doxorrubimicina, associados a diferentes concentrações de Vitamina C, os resultados obtidos mostraram que a vitamina C tem efeito positivo sobre o tratamento, principalmente quando a mesma é administrada em altas doses. Esses resultados iniciais mostram a importância da realização do estudo para elucidação melhor dos dados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2157495 - ANDERSON NOGUEIRA MENDES
Presidente - 2128442 - FELIPE CAVALCANTI CARNEIRO DA SILVA
Interno - 1731057 - JOAO MARCELO DE CASTRO E SOUSA
Externo ao Programa - 2148219 - JUAN CARLOS RAMOS GONCALVES
Interno - 1638239 - PAULO MICHEL PINHEIRO FERREIRA
Notícia cadastrada em: 13/12/2017 17:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 18/04/2024 06:24