• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
News

Banca de DEFESA: KALYF ABDALLA BUZAR LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KALYF ABDALLA BUZAR LIMA
DATA: 01/03/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 260 - Departamento de Computação
TÍTULO:

Método adaptativo com limiarização local para segmentação de veículos

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

 

Segmentação de veículos. Modelo de mistura de gaussiana. Limiarização.


PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

A segmentação de veículos é um problema não linear que tem sido atacado na literatura utilizando técnicas de extração de plano de fundo. Nessas técnicas, os dados são classificados em duas classes: plano de fundo e primeiro plano. Os veículos a serem segmentados, neste caso, compõem parte do primeiro plano. Dois métodos muito utilizados para estimar o plano de fundo em ambientes não-controlados são o modelo de mistura de gaussianas de Stauffer e Grimson e o modelo não-paramétrico de Horprasert. Embora esses métodos apresentem resultados satisfatórios, no problema da segmentação de veículos, a classificação é deficiente e ocorrem erros nesse processo. O sistema proposto neste trabalho atua na redução dessas deficiências. Entre elas, os erros de classificação nas regiões internas dos veículos. Para aprimorar o processo de segmentação e reduzir as falhas, o sistema proposto conta com duas etapas: a filtragem e a estimação de limiar. Enquanto a filtragem busca corrigir e detectar os erros de classificação, a estimação de limiar realiza uma realimentação na próxima iteração da classificação. A realimentação é realizada com o objetivo de melhorar a classificação do primeiro plano, atuando unicamente nessas áreas. Para avaliar a proposta, quatro bases foram criadas. Essas bases avaliam os métodos testados considerando as mudanças e os fatores de variação ao longo do dia. Dessa forma, o sistema proposto é avaliado como uma solução prática viável para ser utilizada. Os resultados das métricas de avaliação utilizadas neste trabalho se mostram maiores no sistema proposto. Contudo, ainda mais importante que os acertos é a estabilização do comportamento da proposta sob variação dos fatores. A estabilidade de comportamento permite a definição de limiares fixos para todos os contextos, o que não é um indicado para os outros métodos testados. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IALIS CAVALCANTE DE PAULA JUNIOR - UFC
Presidente - 1350246 - KELSON ROMULO TEIXEIRA AIRES
Interno - 2061294 - RICARDO DE ANDRADE LIRA RABELO
Interno - 1579396 - RODRIGO DE MELO SOUZA VERAS
Notícia cadastrada em: 02/02/2016 15:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 17/04/2024 22:25