• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Banca de QUALIFICAÇÃO: ÊNIO LUCIANO VIEIRA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÊNIO LUCIANO VIEIRA BARBOSA
DATA: 22/08/2018
LOCAL: sala de videoconferência
TÍTULO: Solução para o Problema RMLSA nas Redes Ópticas Elásticas utilizando Sistemas Fuzzy
PALAVRAS-CHAVES: Fuzzy, RMLSA, Redes Ópticas Elásticas, Sistemas Inteligentes
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Devido o aumento da utilização de dispositivos que permitem a transmissão de grandes volumes de dados, surge a necessidade de tecnologias que permitem altas taxas de transmissão.
Neste contexto, as redes ópticas elásticas têm se destacado para atender a grandes volumes de dados com altas taxas de transmissões em uma única fibra óptica (KRETSIS et al., 2014). As redes ópticas elásticas utilizam o espectro divido em intervalos de frequência (slots) para alocação de circuitos no espectro óptico. Para realizar a transmissão de dados, é necessário considerar o modo com que é utilizado os recursos disponibilizados nas redes ópticas elásticas. Neste contexto, a escolha da rota, da modulação e da faixa espectral disponibilizada para alocar os circuitos desempenha um papel fundamental na qualidade de transmissão dos dados na rede. O problema em selecionar os recursos adequados (rota, modulação, faixa de espectro) para o estabelecimento do circuito óptico é caracterizado na literatura, como problema RMLSA (Routing, Modulation Level, Spectrum Assignment).
Neste contexto, foi proposta uma solução RMLSA, denominado de Fuzzy-RQoTO (Fuzzy Reduction QoTO) nas redes ópticas elásticas utilizando sistemas fuzzy para a escolha do conjunto de rotas e faixa de espectro. Além disso, a proposta utiliza uma estratégia de seleção para o formato de modulação. O algoritmo Fuzzy-RQoTO leva em consideração sobre o conjunto de k-rotas de menores caminhos e obtém um ganho mínimo de 27,5% quando comparado com os algoritmos KSP-RQoTO (K-Shortest Path Reduction QoTO), KS-PC (K-Shortest Path Computation), Fuzzy(BRASILEIRO ÍTALO B., 2016) em termos de probabilidade de bloqueio por circuito. Já em termos de probabilidade de bloqueio de banda, o algoritmo Fuzzy-RQoTO obteve um ganho mínimo de 21,9% considerando o mesmo cenário da solução RMLSA proposta. Além disso, realizou-se o estudo de consumo de energia nas redes ópticas elásticas com objetivo de avaliar o consumo energético e eficiência energética. Adicionalmente, almeja-se avaliar o custo de energia das técnicas a serem propostas utilizando sistemas Fuzzy.

Presidente - 1732950 - JOSE VALDEMIR DOS REIS JUNIOR
Interno - 1632612 - ANDRE CASTELO BRANCO SOARES
Interno - 2619458 - ERICO MENESES LEAO
Notícia cadastrada em: 03/08/2018 08:57