News

Banca de DEFESA: JONATHAS JIVAGO DE ALMEIDA CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATHAS JIVAGO DE ALMEIDA CRUZ
DATA: 14/02/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório da Física - CCN
TÍTULO:

Uma abordagem Hibrida para Geração de Portfolios em Linhas de Produto de Software


PALAVRAS-CHAVES:

Linhas de Produto de Software, Escopo de Portfolio de Produtos, Engenharia de Software Baseada em Buscas, Inteligência Computacional.


PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
RESUMO:

: Linha de Produto de Software (LPS) é uma abordagem da Engenharia de Software que ganhou ênfase na indústria de software nos últimos anos por permitir o desenvolvimento de sistemas de software por meio da reutilização sistemática de artefatos. Um dos problemas ao adotar essa abordagem está relacionado ao gerenciamento dos produtos da linha. Em LPS, o gerenciamento dos produtos emprega técnicas de escopo para definir o que está dentro e o que está fora da linha. Um dos três tipos de escopo de uma linha é o Escopo de Portfolio de Produtos (EPP). O EPP tem como objetivo determinar quais os produtos devem ser desenvolvidos e quais características (features) eles devem prover. Determinar quais produtos devem pertencer ao escopo envolve aspectos econômicos e de mercado. Portanto, definir um escopo de produtos que atenda aspectos como o custo e satisfação dos usuários é um problema NP-Difícil, uma vez que envolve a combinação de diferentes aspectos que pode levar a uma explosão de combinações. Este trabalho tem como objetivo propor uma abordagem hibrida que se alinha à emergente área de conhecimento denominada Engenharia de Software Baseada em Buscas, por empregar técnicas de Inteligência Computacional para a resolução do problema. Essa abordagem, combina Sistemas Fuzzy, a metaheurística NSGA-II e Software Quality Function Deployment (SQFD), para a geração de portfolios de produtos baseada no custo dos ativos da LPS e na relevância das características para os usuários finais. São apresentadas três aplicações no intuito de validar as ideias propostas, uma primeira realizada em uma LPS pequena, uma segunda com uma LPS maior, em termos de número de linhas, e mais representativa, por ser amplamente utilizada em pesquisas no mundo, e uma terceira com uma LPS fictícia para avaliar a escalabilidade do método.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1632612 - ANDRE CASTELO BRANCO SOARES
Interno - 1632667 - ANDRE MACEDO SANTANA
Externo à Instituição - JERFFESON TEIXEIRA DE SOUZA - UECE
Presidente - 2167802 - PEDRO DE ALCANTARA DOS SANTOS NETO
Interno - 1226761 - RAIMUNDO SANTOS MOURA
Interno - 912.843.763-20 - RICARDO DE ANDRADE LIRA RABELO - USP
Notícia cadastrada em: 06/02/2014 17:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 22:38