Banca de DEFESA: FABIANO AMSTRONG PINTO COSTA

DATA: 27/08/2015
LOCAL: Sala 251
TÍTULO:

As demonstrações matemáticas como ferramentas de aprendizado no ensino básico

PALAVRAS-CHAVES:

Demonstrações matemáticas, Teoremas, Método Axiomático e Congruência de triângulos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Neste trabalho propomos aos nossos estudantes de matemática o incentivo de demonstrações como ferramenta que auxiliam na descrição e compreensão de conhecimentos matemáticos. Tal ferramenta traduz o prazer em estudar matemática e desmistificar o titulo de vilã, além de conceber o seu verdadeiro papel desempenhado no progresso da humanidade.

No inicio fazemos uma abordagem teórica sobre Lógica matemática, Teoremas, Definições, Teoria matemática, Modelos axiomáticos, Técnicas de demonstrações e suas respectivas explanações. Assim entendemos que tais abordagens são fundamentais na construção de uma boa redação, manipulação e compreensão de qualquer teorema matemático a ser demonstrado.

Durante as descrições teóricas de nosso trabalho ressaltamos dois grandes legados gregos: Geometria Euclidiana e método axiomático, que tanto alavancaram esta ciência até os nossos dias.

Em seguida fazemos um breve comentário sobre uma antiga técnica de demonstração denominada indução vulgar e de suas consequências.

No final escolhemos a congruência de triângulos, tema da geometria Euclidiana, onde a utilizamos para demonstrações de diversos teoremas geométricos bastante aplicados e conhecidos no ensino de matemática.

Interno - 423606 - GILVAN LIMA DE OLIVEIRA
Interno - 1167713 - JOAO BENICIO DE MELO NETO
Externo à Instituição - LILANE DE ARAUJO MENDES - UESPI
Presidente - 2300874 - MARIO GOMES DOS SANTOS