Banca de DEFESA: MARCELO ALESSANDRO AMORIM FRANCO DE SÁ

TÍTULO:

Análise e Resolução de Problemas Clássicos de Probabilidade para o Ensino Médio

PALAVRAS-CHAVES:

Probabilidade. Ensino. Problemas clássicos. Problema de Monty Hall. Probabilidade Geométrica.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho tem por escopo apresentar um material consistente e motivador a professores e estudiosos em geral, acerca da Probabilidade, um dos mais interessantes e relevantes ramos da Matemática. A escolha desse tema se justifica pela constatação da pouca exposição nas salas de aula do Ensino Médio do nosso país, de problemas clássicos importantes para uma melhor compreensão dos conceitos, propriedades e teoremas ínsitos à Teoria das Probabilidades. Assim, após breve contextualização histórica, em que se evidenciarão as contribuições de eminentes matemáticos para o desenvolvimento da compreensão dos experimentos aleatórios, e da fundamentação teórica do tema em tela, serão apresentadas e analisadas resoluções surpreendentes e fascinantes de problemas desafiadores, distintos dos normalmente exibidos no Ensino Básico, tais como o Problema de Monty Hall e os problemas de Probabilidade Geométrica. Tenciona-se que este trabalho propicie uma maior consistência e aprimoramento da aprendizagem da Probabilidade, despertando e ampliando o interesse pelos fenômenos aleatórios, encontrados nas mais diversas áreas do conhecimento e, portanto, de grande relevância para a humanidade.

Externo à Instituição - ALVARO PEREIRA DE CARVALHO - SEDUC-PI
Interno - 423606 - GILVAN LIMA DE OLIVEIRA
Presidente - 1167713 - JOAO BENICIO DE MELO NETO
Interno - 2373567 - VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ