Banca de DEFESA: GILMAR ALVES BRITO

DISCENTE: GILMAR ALVES BRITO
DATA: 10/08/2017
LOCAL: Auditório da Matemática
TÍTULO: A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE: UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E GEOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Geometria Esférica, Globo Terrestre, Triângulos Esféricos, Sistema de Posicionamento Global.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Neste trabalho buscamos desenvolver o estudo dos conceitos e resultados básicos da Geometria Esférica explorando sua associação com o globo terrestre, procurando instigar professores de Matemática e alunos da educação básica, em especial do ensino médio, a trabalharem em sala de aula com esta nova geometria. Conceitos geográficos como paralelos, meridianos, latitudes, longitudes e fusos horários estão baseados em ideias geométricas que, quando trabalhadas neste contexto, conduzem o aluno a uma melhor compreensão e aprendizagem do tema. Dito isto, no presente material elucidamos como a utilização do globo terrestre, com suas consequentes questões envolvendo, por exemplo, cálculo de distâncias, ângulos e áreas na esfera, abre caminho para um interessante trabalho interdisciplinar entre a Matemática e a Geografia. Apresentamos também um breve estudo dos triângulos esféricos e de suas relações métricas, que associam comprimentos dos lados e ângulos entre os mesmos, além de compará-los com os triângulos planos da Geometria Euclidiana. Outro ponto discutido neste trabalho foi a importante relação entre as coordenadas geográficas e as coordenadas cartesianas no espaço. Por fim, mostramos como o estudo da posição relativa de duas ou mais esferas e as relações entre coordenadas geográficas e cartesianas explicitam as ideias matemáticas envolvidas no funcionamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Presidente - 423606 - GILVAN LIMA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LILANE DE ARAUJO MENDES - UESPI
Interno - 2300874 - MARIO GOMES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 28/07/2017 14:40