Banca de DEFESA: ALBERTO CUNHA ALVES

DISCENTE: ALBERTO CUNHA ALVES
DATA: 11/04/2013
LOCAL: AUDITÓRIO DA FÍSICA (CCN)
TÍTULO:

O Geogebra como ferramenta didática no ensino de Geometria Euclidiana

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de geometria. Software educacional. Geometria dinâmica. Sequência Fedathi. Geogebra.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho aborda o uso de um software educacional de geometria dinâmica, o Geogebra, para introduzir conceitos referentes ao ensino de Geometria Euclidiana na educação básica, por meio de uma sequência de atividades utilizando a metodologia da Sequência Fedathi, de modo a contemplar o aprendizado de conceitos e propriedades, tornando assim o ensino de geometria mais significativo através da experimentação onde o aluno poder viver a construção do conhecimento matemático. Por tal motivo, essa metodologia desenvolvida com o auxílio do computador, torna-se fundamental para o desenvolvimento de um bom aprendizado, pois o aluno pode construir e movimentar seus componentes afim de elaborar conjecturas. Durante a pesquisa investigamos os efeitos de uma sequência de atividades utilizando o Geogebra, aplicadas em aulas realizadas no Laboratório Escolar de Informática (LEI 2) da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, situada em Groaíras-Ce, contando com a colaboração de doze alunos das turmas de 1º ano. Os resultados deste trabalho mostraram que o uso do computador como ferramenta nas escolas permanece como um recurso importante e como um grande desafio para professores, à medida que passem a ser utilizados como fonte de estudo e de criação de estratégias pedagógicas, para as quais diversas tecnologias podem ser empregadas. A experimentação nos levou a comprovar que A utilização do software possibilitou ao professor ensinar o conteúdo com clareza, e ao aluno a aprendizagem por investigação. As conclusões aqui apresentadas resultaram da análise dados quantitativos coletados no pré-teste e pós-teste, das atividades desenvolvidas pelos estudantes, bem como de suas reflexões durante a resolução destas.

Presidente - 1716897 - CARLOS HUMBERTO SOARES JUNIOR
Interno - 1716923 - LIANE MENDES FEITOSA SOARES
Externo à Instituição - MARIA JOSÉ ARAÚJO SOUZA - UEVA
Notícia cadastrada em: 10/04/2013 17:49