Banca de DEFESA: MILTON FLORIANO SIQUEIRA FILHO

Resolução de problemas. Otimização. Matemática no Ensino Médio

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho tem por objetivo evidenciar os problemas de otimização, com aplicação imediata nos conteúdos do ensino médio, desenvolvendo no aluno a capacidade de resolver situações práticas do cotidiano, caracterizando e mostrando a função a ser otimizada, fazendo com que o aluno ponha em evidência conhecimentos prévios e a habilidade de resolver situações/problema, pois geralmente a questão não evidencia a função a ser otimizada. Nos cursos superiores de Matemática, problemas de otimização costumam ser resolvidos com o uso do cálculo diferencial. No contexto de ensino médio, a maioria dos problemas de otimização conduz a uma função polinomial do segundo grau, mas é claro que há uma ampla gama de problemas elementares que não se enquadram nessa simplificação. No entanto, mesmo no ensino médio podem ser tratadas situações relativas a otimização que normalmente só seriam abordadas no ensino superior, pois a desigualdade entre as médias aritmética e geométrica mostrasse eficiente na resolução de tais problemas.

Externo à Instituição - EZEQUIAS MATOS ESTEVES - IFPI
Presidente - 1224804 - JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
Interno - 2300874 - MARIO GOMES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 18/09/2014 17:38