News

Banca de DEFESA: ANTONIO CARDOSO DO AMARAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO CARDOSO DO AMARAL
DATA: 26/09/2014
HORA: 10:00
LOCAL: sala 251 - Departamento de Matemática
TÍTULO:

GRANDEZAS PROPORCIONAIS: Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da fórmula f(x) = ax como modelo matemático para os problemas de proporcionalidade.


PALAVRAS-CHAVES:

Grandezas Proporcionais; Teorema Fundamental da Proporcionalidade.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Neste trabalho apresentamos um conjunto de definições, proposições e propriedades que serviram para a demonstração do Teorema Fundamental da Proporcionalidade. Usamos o livro “Meu Professor de Matemática e outras histórias” do professor Elon Lages Lima, especialmente o tópico intitulado “Grandezas Proporcionais”, como principal fonte esclarecedora do assunto. Fizemos uma pesquisa sobre como os principais livros didáticos abordam a relação entre duas grandezas proporcionais e procuramos fazer uma conexão direta com o professor de Matemática da educação básica no que diz respeito à maneira como este assunto é apresentado para os alunos e buscamos através de situações novas tornar mais interessante e significativo o ensino de um dos temas mais importantes para a construção do conhecimento humano, que é a verdadeira compreensão da relação entre duas grandezas proporcionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423599 - JOAO XAVIER DA CRUZ NETO
Interno - 1224804 - JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
Externo à Instituição - PEDRO ANTONIO SOARES JÚNIOR - UESPI
Notícia cadastrada em: 21/09/2014 13:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 08:45